sábado, 9 de agosto de 2008

O BRASIL VISTO ATRAVÉS DAS PINTURAS

Ao chegar em casa o almoço já estava pronto, os quartos arrumados e o banheiro limpo.É assim que todo dia a empregada deixa a casa.Gostaria de imaginar a casa dela, será que é arrumada já que passa quase o dia inteiro aqui?

Foi assim que aconteceu em Portugal enquanto o Brasil se beneficiava com a chegada da Corte, portanto, Portugal não progredia como o nosso país.Os brasileiros eram beneficiados com as mudanças que a corte propunha aqui, como a criação de estradas, de teatros, o desenvolvimento da medicina, o uso de utensílios que antes eram desconhecidos, o desenvolvimento de um novo estilo arquitetônico, construções de escolas, entre outras mudanças. Não poderíamos esquecer das artes plásticas, que retratam essas modificações através das obras e pintores conhecidos como Rugenads e Debret.

DEBRET nasceu em 1798, em Paris e foi um dos pintores responsáveis por reproduzir imagens dos atos históricos e heróicos de Napoleão Bonaparte. Estudou na Academia de Belas Artes de Paris, em um ateliê na Itália.Contudo, Debret não estudara apenas artes, durante cinco anos se dedicou aos estudos de engenharia, porém o que realmente gostava era a pintura e obteve vários prêmios através delas.

Dom João VI com o intuito de trazer a cultura para o Brasil recebeu no país a Missão artística Francesa que foi um grupo de artistas franceses que perderam o investimento financeiro provindo de Napoleão Bonaparte, pois em 1815 perdera a batalha de Waterloo.Jean Debret era um dos integrantes desta missão e retratou perfeitamente o Brasil vivido naquela época, em especial a sociedade e a família real portuguesa, e é por isso que também é conhecido como pintor oficial da Corte.Além disso, ainda era professor na Academia Imperial de Belas Artes, onde atuou com muita competência e quem ajudou a funda-la.Apesar de vir nessa grupo de artistas, outra causa pode ser sua convocação para retratar o funeral da Rainha de Portugal D.Maria I, que coincide exatamente com o ano de sua chegada no país.Porém também viera para fazer a decoração e os ornamentos para as festas da Corte, além de retratar a nobreza.

Foi considerado um grande repórter da época em que viveu e com isso um grande auxiliar na história Brasileira, pois em suas obras retratava o cotidiano das pessoas no Rio de Janeiro.Assim, podemos analisar suas obras e captar o jeito de ser, de vestir, de andar, como também as profissões dos negros libertos: condutores, vendedores, barbeiros, curandeiros e quituteiras.Ele gostava de fazer isto, e sempre que podia, acordava cedo e logo ia às ruas para pintar a sociedade.

RUGENDAS Nasceu em 1802 em Augsburgo e foi estudante da Academia de Belas-Artes de Munique, e especializou-se na arte do desenho.Chegou ao Brasil em 1821 com a Expedição Langsdorff e permaneceu aqui até 1825, para coletar material para suas pinturas e desenhos.Sua preferência eram as obras com a temática predominantemente paisagística e com representação de cenas do cotidiano.

AS DIFERENÇAS ENTRE DEBRET E RUGENDAS
As obras de Rugendas se diferenciam das de Debret, pois aquele faz um registro mais científico, com ilustrações de paisagens, aspectos da natureza, observações dos escravos, como também demonstra a fauna,a flora,os tipos físicos e a visão da cidade do Rio de Janeiro;enquanto Debret gostava de pintar a sociedade e seus costumes,a arquitetura,os hábitos diários da comunidade,como já foi dito anteriormente.

Encontramos mais material de Debret, pois suas obras estão reunidas em instituições brasileiras, enquanto as retratadas por Rugendas estão dispersas em várias coleções do Brasil e da Europa.Esse fato pode ser um dos motivos pelo qual o povo brasileiro desconhece Rugendas e conhece Debret,seja conhecido apenas através do seu nome .

A GRANDE IMPORTÂNCIA DESSES ARTISTAS:
Não podemos negar a grande contribuição desses dois pintores para o Brasil nesta época, pois fizeram o trabalho com excelente cuidado e perfeição.Também nos auxiliam na compreensão da história do Brasil, pois somente com a análise das obras podemos extrair muito conteúdo importante e interessante. Essa importância pode ser vista em um trabalho do CMPA durante o ano de 2004, quando vários alunos participaram do clube de história do CMPA, principalmente alunos da nossa série.O tema do projeto era a vinda da família real ao Brasil e o objetivo principal era analisar as obras de Debret.Então foi realizada essa análise e como um trabalho histórico, foi devolvido à comunidade e a forma escolhida foi uma peça teatral.Um integrante do nosso grupo participava deste clube nesse ano, então foi possível obter algumas fotografias.

Muitas pessoas não sabem, mas as pinturas são formas de comunicação e expressão, onde o pintor pode expressar ideais e sentimentos através da cor e do modo da pintura.Por isso, devemos valorizar esse tipo de arte, já que durante muito tempo vem nos auxiliando para descobrir o nosso passado, pois a pintura também é uma forma de documento histórico, assim devemos ter cuidado nas exposições para poderem permanecer cuidadas por muito mais tempo.Também não se pode furtar essas obras, pois estará roubando não apenas um quadro, mas o direito de outras pessoas analisarem e compreenderam a história das nossas gerações, ou seja, também estará cometendo outro crime, pois estará tirando a sabedoria que a pessoa poderia adquirir através dessas obras.

TEXTO ESCRITO PELA ALUNA JÉSSICA NUNES

As referências bibliográficas utilizadas,citadas abaixo, foram todas capturadas em 02 de Agosto de 2008.E as obras nas montagens são de Debret.

Importância da pintura-crie e aprenda-blogspot
Olhar de Rugendas-Real Gabinete
Rugendas -Wikipédia
Debret - Wikipédia
Clube de história CMPA
Rugendas-Itaú Cultural
Debret-RJTV
Revista Aventuras na história nº 1 - edição especial de colecionador.
Debret-História Net

Um comentário:

Brasil Ribalta Real disse...

Texto editado,portanto os comentários feitos anteriormente não estão publicados.Peço desculpas pela edição,mas foi necessária,já que a postagem estava muito extensa.