terça-feira, 12 de agosto de 2008

ROMANTISMO LITERÁRIO

Na época em que a família real se transferiu para o Brasil trouxe com ela o espírito da Europa: o Romantismo europeu, que acabaria influenciando culturalmente o Brasil.Nossos escritores começaram então a se preocupar com alguns assuntos até aquele momento esquecidos ou não abordados nas obras da época: o subjetivismo, a liberdade individual e uma preocupação com os assuntos sociais.Com a independência veio à importância de exaltar nossa cultura, promover nossas belezas tropicais, tornando o Brasil independente da Europa.

Os poetas que se destacavam nessa época eram: Castro Alves (1847-1871) que escreveu sobre os escravos africanos, Gonçalves Dias (1823-1864) que escreveu sobre os índios, José de Alencar (1829-1877) que escrevia romances populares sobre os índios, dentre eles “Iracema”, considerado uma obra-prima, utilizando o seu estilo “indinista”.Já no segundo período do Romantismo no Brasil há um novelista que é amplamente lido até hoje: Joaquim Manuel de Macedo, que escreveu “A Moreninha”.

Surge então o Parnasianismo, uma reação contra os excessos dos Românticos, onde se destacaram: Olavo Bilac (1865-1918), Raimundo Corrêa (1860-1911), e Alberto de Oliveira (1859-1937).

No começo do século XX, os artistas brasileiros tiveram novas idéias.Mário de Andrade (1893-1945) foi o líder mais importante dessa fase da literatura, escrevendo poesia, composições em literatura, arte, música e folclore brasileiro.Oswald de Andrade (1890-1953) escreveu uma coleção de poemas que intitulou “Pau-Brasil” e nela avaliou a cultura brasileira, as superstições, e a vida familiar pela primeira vez em poesia brasileira, com humor.No Brasil surge então, uma nova fase do Romantismo, com um outro conteúdo social, inicialmente com José Américo de Almeida (1887-1969) que escreveu “A Bagaceira”, uma história única na revelação da difícil vida sertaneja nordestina.Conseguiu seguidores que foram atentos a sua obra e ao nordeste, local onde todos nasceram.Dentre eles estão: Jorge Amado, Graciliano Ramos, José Lins do rego e Rachel de Queiroz.

TEXTO ESCRITO PELO ALUNO EDGAR

2 comentários:

Luciane disse...

Já vou avisando, como fiz nos demais grupos: Não serei breve!
O trabalho como disse na minha primeira postagem está muito longo. Acho que não é necessário colocar mais nada! Na verdade acho melhor até tirar!
O grupo deverá sentar junto, ler todo o trabalho, DELETAR tudo e aí colocar as informações de forma mais sintética. É um blog e não um livro! A leitura deve ser agradável. Tenho certeza que ao sentarem para ler entenderão o que estou dizendo.
Procurar usar um padrão de formatação: mesma letra, cor, espaçamento... O blog tem figuras que não estão nítidas (já dito pelo professor Marcos).
Sugestão: Continuem com esse formato. Primeiro o tópico estruturação do blog, seguido dos textos (mais objetivos e de fácil leitura)com imagens mais claras e sua respectiva bibliografia, fontes de consulta, links.
O grupo não está trabalhando de forma igual e isso acarretará em notas diferenciadas aos componentes.
O professor se orientará nos critérios de avaliação (os mesmos que foram dados a vocês)na hora de dar a nota. Tê-los sempre em mente.
Eu acho que está faltando expressão do pensamento analítico-crítico, tópico que vale 2 pontos.
Cuidar textos longos parecem cópias e não são nada originais.
Depois de tanta crítica, parece que o trabalho está horrível, mas não é isso. Só precisamos melhorar! Acho que a idéia do grupo com o tópico estruturação do blog, ajuda o leitor. Além disso, utilizaram muitas fontes de consulta, ponto positivo. Então, vamos arrumar o que foi solicitado!

Unknown disse...

Ficou muito bom, bem resumido e contendo só as informações mais necessárias. Estão de parabéns. Me ajudou muito em um trabalho escolar

Obrigado